Itaberaba: Programa Voz da Comunidade debate decreto do Ministério Público que regulamenta eventos com paredões

Na última, quinta-feira (09), o Programa Voz da Comunidade da Rádio Rosário FM de Itaberaba apresentou como pauta do dia o decreto do Ministério Público do Estado que proíbe eventos com paredões em todo o Estado da Bahia. A pauta proposta pelo apresentador do programa tem por objetivo estimular a participação dos ouvintes, onde eles são livres para se expressarem diante do tema apresentado jornalisticamente. A pergunta que norteou a pauta sugerida foi: Vai haver fiscalização diante da determinação do decreto do MP em Itaberaba ? Ou é apenas mais um decreto que ficará no papel.
Na ocasião, o âncora do programa, o professor e radialista Rodriggo Santana, trouxe informações sobre o decreto, bem como as ações e posicionamentos da Secretaria de Meio Ambiente do município em relação ao combate a poluição sonora na cidade uma vez que segundo a secretária Adenise Borges: “Até o momento, a Secretaria de Meio Ambiente não notificou nenhum paredão com multa no município. Não somos inimigos dos paredões. Estamos promovendo a educação ambiental para que todos conheçam a legislação, principalmente a lei do silêncio e outros decretos municipais”, afirmou Adenise.
A secretária havia dito uma semana antes do decreto do MP em entrevista ao Voz da Comunidade que o foco inicial é mostrar à sociedade a importância desse processo de concientização e educação, evitando a necessidade de multas ou apreensões de equipamentos. “Estamos primeiro mostrando que é possível educar para não chegar ao ponto de multar ninguém”, disse a gestora da pasta.
Por fim, o programa também ouviu o outro lado da história concedendo espaço ao senhor Jackson do Grau, como é conhecido na cidade, para expor seu ponto de vista, sendo ele um dos defensores da cultura automotiva que envolve os paredões. Inclusive, ele foi responsável por organizar o último encontro de paredões da cidade de Itaberaba durante a festa do vaqueiro, com apoio do poder público municipal.
Tribuna da Chapada