Itaberaba: Mobilização estudantil protocola abaixo-assinado em defesa da implantação de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação na UNEB Campus XIII
Um grupo de amigas e educadoras se uniu em uma mobilização significativa, visando à criação de um Programa de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIII. A iniciativa surgiu em um grupo de WhatsApp, onde Aline Barbosa, Adriana Santos, Cleide Bruno, Geisa Silva, Lavínia Santos, Karine Guimarães e Rozane Costa celebraram a conquista do título de mestra por Rozane. Durante a comemoração, refletiram sobre a importância de continuar os estudos na área da educação e a necessidade de um programa de pós-graduação na instituição onde se formaram, neste caso, a UNEB Campus XIII da cidade de Itaberaba.
Nesse sentido, nasce a mobilização conforme foi apurado pelo nosso site Tribuna da Chapada, visto que o campus de Itaberaba, que já atua há quase 30 anos na formação de professores, oferece três licenciaturas: Pedagogia, História e Letras, mas deixa a desejar nesse sentido de ainda não ter um programa de pós graduação Stricto Sensu. Os estudantes egressos da UNEB de Itaberaba que desejam avançar na carreira acadêmica preicisam enfrentam o desafio de se deslocar para cidades como Feira de Santana, Salvador e Santo Antônio de Jesus. Para muitos, questões financeiras e compromissos trabalhistas tornam essa jornada inviável, interrompendo seus sonhos educacionais.
“Acreditamos que a oferta de programas de pós-graduação em Educação é fundamental para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes e egressos das licenciaturas que atuam na educação básica da região”, afirma Cleide Bruno, uma das mobilizadoras. “Além disso, um programa de mestrado e doutorado em Educação contribuirá para o avanço do conhecimento e da pesquisa na área, beneficiando toda a comunidade acadêmica.”
Segundo o que foi relatado à nossa equipe de reportagem, a proposta visa não apenas à formação continuada de educadores, mas também ao fortalecimento das práticas pedagógicas na região do Piemonte do Paraguaçu e da Chapada Diamantina. A comissão da mobilização destaca que a UNEB atende a diversas cidades e impacta várias realidades, promovendo o compromisso da multicampia em oferecer educação de qualidade e gratuita.
“Nosso objetivo é dialogar com a diretoria do campus, colegiados e a Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa de Pós-Graduação sobre essa demanda”, explica Rozane Costa. Para isso, o grupo lançou um abaixo-assinado, convidando a comunidade a apoiar a causa. A luta pela criação do programa reflete um espírito de união e engajamento, que busca não apenas a melhoria da formação acadêmica, mas também a transformação social por meio da educação. A comunidade unebiana é chamada a se mobilizar e fazer parte dessa importante iniciativa, destacou uma das lideres do movimento.
Após a iniciativa de mobilização das egressas da UNEB do Campus XIII de Itaberaba, a proposta foi ampliada consideravelmente, e um grupo de WhatsApp foi criado com mais de 200 (duzentos) membros de diversos segmentos da sociedade itaberabense e região que também apoiam a mobilização pela criação de um programa de mestrado e doutorado em Educação na UNEB de Itaberaba. O movimento tem ganhado força nos últimos dias, chegando a ser pauta, inclusive nos programas jornalísticos de rádio da cidade.
Por fim, a comissão à frente do movimento de mobilização comunica que o abaixo-assinado foi protocolado, e agora aguarda a resposta da diretora do departamento, a professora e doutora Maeve Mascarenhas. Contudo, a comissão orienta que quem ainda não assinou o documento pode fazê-lo como forma de demonstrar ainda mais força diante da causa.
Tribuna da Chapada – Por: Rodriggo Santana / Radiojornalista – DRT 0008830/BA





