Utinga: Advogado é preso suspeito de liderar organização criminosa – Tribuna da Chapada
Chapada Diamatina

Utinga: Advogado é preso suspeito de liderar organização criminosa

Na manhã desta quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026, um advogado de 35 anos foi preso durante uma operação policial em Utinga, na Chapada Diamantina, no âmbito de uma investigação contra uma organização criminosa. Juntamente com ele, outros dois suspeitos foram detidos, destacando a complexidade e a gravidade das atividades ilícitas que o grupo estava conduzindo.

A ação policial foi desencadeada após indícios de que a organização criminosa tinha ramificações que se estendiam até o estado de São Paulo. As investigações revelaram que os suspeitos estavam envolvidos em atividades de tráfico de drogas, exercendo influência significativa na comercialização de entorpecentes tanto em Utinga quanto em Salvador.

De acordo com fontes policiais, o advogado que foi preso utilizava sua posição social e profissional para coordenar e direcionar as atividades ilícitas da organização, conforme apontam as investigações. Vale resaltar que o memso já foi candidato a cargo eletivo no município e contra ele, foram cumpridos mandados relacionados a crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na ocasição.

Conforme apurado pelo nosso site ás investigações iniciais começaram após a polícia receber informações sobre a atuação do grupo em Utinga e suas ligações com outras cidades. Durante o cumprimento das medidas judiciais em um imóvel ligado ao investigado, os policiais localizaram e destruíram uma plantação de maconha. No local, foram apreendidos 12 sacos da droga, além de sementes e mudas de maconha, porções de cocaína, uma pistola calibre 6.35, computadores, notebook, dinheiro em espécie, aparelhos celulares, balanças de precisão e materiais utilizados para embalar entorpecentes.

Outros dois investigados, de 43 e 40 anos, foram presos em Utinga em cumprimento a mandados judiciais. Durante as buscas, foram apreendidas munições, dispositivos eletrônicos e aparelhos celulares. Todo o material recolhido será submetido à perícia técnica.

Por fim, ao todo, a operação teve como objetivo o cumprimento de seis mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão. As equipes seguem em diligências para localizar outros suspeitos e apreender armas e drogas relacionadas à atuação do grupo criminoso. As investigações continuam, e as autoridades estão trabalhando para desmantelar a rede criminosa que opera em Utinga e em outros locais.

Tribuna da Chapada

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo