Eleições 2024: Ex. candidata do PT a prefeita por Itaberaba, declara apoio ao candidato da situação, Davi dos Anjos
Depois de ser quase que "obrigada" retirar a sua candidatura ao executivo do município pela executiva estadual do partido.
Na ultima, quinta-feira (23), a principal notícia envolvendo a política local e as próximas eleições municipais de Itaberaba, no Território do Piemonte do Paraguaçu, foi a declaração de apoio feita por Snalia Ribeiro ao candidato da situação Davi dos Anjos (AVANTE), depois de ser quase que “obrigada” a retirar a sua pré-candidatura pelo PT a prefeita da cidade por orientação da executiva estadual.
Inicialmente, a Assistente Social, Snalia Ribeiro, de 56 anos, teve a sua pré-candidatura plenamente ratificada pelo Diretório Municipal do PT, pois, formalmente homologada pela Comissão Executiva do Diretório Estadual. Contudo, o cenário político de Itaberaba terminou mudando, depois de tomadas de decisões e orientações feitas pela executiva do partido a nível de Federação Brasil da Esperança que de maneira unilateral, resolveu acompanhar o apoio do Governador Jeronimo Rodrigues ao candidato João Filho do PSD, mesmo o partido tendo candidatura própria em um primeiro momento.
Segundo informações de bastidores a crise política institucional dentro do Partido dos Trabalhadores em Itaberaba entre as suas alas ideológicas e com a executiva estadual se acentuou ainda mais a partir dessa tomada de decisão do Governador em visita a Itaberaba, declarando oficialmente o seu apoio ao candidato de oposição no “polemico” café da manhã na casa de João Filho, onde membros e militantes históricos do PT participaram á exemplo do Frei Dito, ex. vereador do partido e uma das lideranças da legenda na cidade. Ou seja, naquele momento, já havia fortes divergências dentro do partido entre aqueles que defendiam a ida para o café e aqueles que se colocaram contrario por ser na casa do ex. prefeito, mas que talvez tenham ido pela diplomacia e pela vinda do Governador.
Nesse sentido, diante da conjuntura a qual foi se desenhando em Itaberaba alguns membros do Partido dos Trabalhadores do diretório municipal concordaram em apoiar o candidato João Filho e diante das negociações e articulações o PT local conseguiu indicar como vice na chapada da oposição o advogado Dr. Ramon Junior filiado do partido, embora essa decisão não foi unanime dentro da sigla e tem quem discorde totalmente desse apoio, por tudo, que o candidato da oposição representa, ou representou quando esteve prefeito da cidade.
Snalia Ribeiro é militante do PT há 35 anos, já foi dirigente do partido por alguns anos, fazendo parte da executiva e do diretório, portanto, se sentiu totalmente “traída” pela executiva estadual, quando foi quase que obrigada direto ou indiretamente retirar a sua candidatura em consequência do apoio da executiva e do governador ao candidato do PSD na cidade, algo que ela foi contraria publicamente.
Em postagem, feita em suas redes sociais, ela aparece ao lado do atual prefeito Ricardo Mascarenhas, da chapada da situação e do seu esposo do Dr. Gilmar Ribeiro que também é candidato a vereador pelo PT em Itaberaba. Na legenda da foto Snalia disse: “ Vivo numa democracia e sou livre para fazer as minhas escolhas políticas. Continuo defendendo o projeto ético político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”
Por fim, esse é o cenário político de Itaberaba no que diz respeito ao Partido dos Trabalhadores (PT) que claramente está divido para o próximo pleito eleitoral e agora ainda mais depois de Snalia Ribeiro e alguns militantes do partido declararem apoio a um candidato, contrario as orientações da executiva estadual e da própria federal que o partido faz parte.
Tribuna da Chapada