Chapada DiamatinaPolítica

Eleições 2024: Seabra terá mais de 90 candidatos a vereadores na disputa por treze vagas na Câmara Municipal

Nas eleições municipais, deste ano de 2024, mais de 90 candidatos estarão na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Seabra, localizada na região da Chapada Diamantina. O número de candidatos mais uma vez chama atenção, assim como foi nas últimas eleições municipais de 2020, onde a cidade contou com 94 candidatos a vereadores (as), disputando treze vagas no legislativo.

Este ano, com as devidas alterações que aconteceram na legislação eleitoral do país, terminou-se limitando a quantidade de candidatos que os partidos podem apresentar na disputa eleitoral, podendo ser apenas em até 100% + 1 do número de cadeiras do legislativo, ou seja, o poder legislativo de Seabra, tem treze vagas e com isso cada partido só poderá lançar até quatorze candidatos a vereadores, com exceção da federação que tem regras próprias e especificas para eleger os seus candidatos a vereadores.

A regra que se aplica aos partidos da Federação como o (PT, PC do B e PV) em Seabra que disputarão as eleições de maneira “coligada”, é a seguinte: Divide-se o número de cadeiras que tem disponível no legislativo mais uma, entre os três partidos de forma igualitária e os partidos decidem quem serão os seus candidatos, em número muito menor em relação aos outros partidos, porém ambos estão unificados / juntos na busca pelo quociente partidário que é o número de votos validos para determinado partido ou federação dividido pelo quociente eleitoral de cada município.

Está será a primeira eleição municipal com a participação das federações partidárias em todo o Brasil. Em Seabra, as vagas que seriam do PV (Partido Verde) foram divididas, proporcionalmente, entre O PT (Partido dos Trabalhadores) e o PC do B (Partido Comunista do Brasil) devido ao Partido Verde não ter lançado candidatos a vereadores na disputa do pleito eleitoral. Segundo informações do TSE a composição da coligação do grupo da situação será entre: Partido Progressista (PP), Partido Republicano (PR), União Brasil e o partido AVANTE na disputa do pleito da majoritária e da proporcional.

Entre os partidos do grupo da situação é importante lembrar que o PP e o Republicanos foram os partidos que mais conseguiram eleger vereadores nas últimas eleições municipais. O partido progressista elegeu três vereadores e o Republicano elegeu quatro edis. Este ano o PP apresentou doze candidatos a vereadores (as) e o Republicano apresentou o número máximo de quatorze candidatos para o pleito eleitoral de outubro. No grupo da situação a novidade, é o partido AVANTE, que não participou das últimas eleições municipais, nem na majoritária e nem nas eleições proporcionais, mas este ano irá participar do pleito eleitoral inclusive com candidatos a vereadores.

Em conversa, com o presidente de um destes partidos do grupo da situação, ele relatou ao nosso Site: “Hoje está todo mundo tentando enxugar e fazer um grupo mais coeso para não correr risco de não alcançar o quociente”

O grupa da oposição é formado pelos partidos da federação (PT, PC do B e PV) e os partidos PODEMOS, MDB e PSD. Entre os partidos do grupo de oposição o PODEMOS e o MDB na última eleição municipal de 2020 não tiveram candidatos nem na majoritária e nem na proporcional para vereadores, diferente do PSD que participou do último pleito e conseguiu eleger um vereador no campo da oposição.

Por fim, assim como no grupo da situação a oposição também tem um grupo pequeno partidariamente com foco em alcançar o quociente partidário, missão que não será fácil para os partidos e seus respectivos candidatos (as).

Direto da Redação: Tribuna da Chapada

tribunadachapada.com

Prof. Rodriggo Santana é o editor chefe e responsável pelo site Tribuna da Chapada e atualmente professor da Rede Estadual formado em História pela UNEB campus XIII de Itaberaba, radialista de formação habilitado com DRT para atuar no Rádio e TV, pós graduado em Jornalismo digital e comentarista político do Jornal do Meio Dia da Nova Web FM de Seabra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo