Itaberaba: Membros da comissão que defende a implantação de um Programa de Pós-Graduação de Mestrado na UNEB – Campus XIII participaram do programa Voz da Comunidade
No último dia 24, membros da comissão de mobilização estudantil em defesa da implantação do programa de mestrado na UNEB campus XIII de Itaberaba participaram do Programa Voz da Comunidade, transmitido pela Rádio Rosário FM. A intenção dos membros da comissão foi esclarecer à população Itaberabense sobre a importância da implantação de um programa de mestrado interdisciplinar na área de educação, sendo que já é consenso entre os três colegiados (História-Letras Pedagogia) do departamento a iniciativa.
Durante a entrevista, os representantes Pedro Alves e Lavínia Souza, explicaram que a criação do mestrado não apenas beneficiaria a comunidade acadêmica, mas também impulsionaria a economia local ao atrair estudantes de outros municípios. “A presença de mais alunos na cidade pode gerar um impacto positivo em diversos setores, como comércio e serviços”, afirmou Pedro.
Para demonstrar o interesse coletivo na proposta, a comissão iniciou uma campanha de coleta de assinaturas. Lavínia destacou que essa etapa foi um sucesso, resultando em um documento que já foi protocolado no departamento. “O abaixo-assinado é uma forma de mostrar que a comunidade está unida em torno dessa ideia”, disse.
Os entrevistados também comentaram sobre a sinalização favoravel a proposta da diretora do Departamento, a professora e doutora Maeve Mascarenhas. Segundo Lavínia, há um sinal positivo, por parte da diretora, embora ainda não tenha ocorrido nenhum comunicado oficial. “Estamos aguardando um convite formal para avançar com o processo de formalização da proposta”, contou.
Por outro lado a iniciativa já conta com o apoio formalizado de alguns professores do departamento, que se mostraram favoráveis e dispostos ajudarem na elaboração do projeto de solicitação oficial, seguindo os trâmites burocráticos necessários. A união entre alunos e professores é vista como um passo crucial para o sucesso da proposta que tem ganhando força cada vez mais.
Por fim, a luta pela implantação do mestrado na UNEB campus XIII representa não apenas uma busca por mais oportunidades acadêmicas, mas também um impulso para o desenvolvimento de Itaberaba como um polo de educação. A comissão de mobilização estudantil segue firme em seus esforços, acreditando que a educação é a chave para um futuro melhor e mais sustentável para a comunidade.
Por: Rodriggo Santana – Radiojornalista (DRT: 0008830/BA)





