Segurança

Itaberaba: Professora da Rede Municipal é vítima de golpe bancário por meio de chamada de vídeo

Possivelmente a educadora teve a sua biometria facil clonada

Na ultima, terça feira (01), foi pauta no programa Voz da Comunidade da Rádio Rosário FM 104,9 o caso da professora da rede municiapl de Itaberaba que foi vitima de um golpe bancario supostamnete por meio de uma chamada de vídeo. A pauta foi apresentada por um dos âncoras do programa o radijornalista, Prof. Rodriggo Santana, que trouxe as informações com exclusividade.

Entenda o caso:

Uma professora da rede municipal de Itaberaba relatou ao site Tribuna da Chapada que, ao verificar sua conta na Caixa Econômica Federal, percebeu que todas as suas economias haviam sido retiradas sem seu consentimento. De imediato, ela lembrou que havia recebido uma ligação de um número desconhecido por meio de uma chamada de vídeo em seu celular. Na correria do dia a dia, acabou atendendo, mas, segundo a educadora ela, não conseguiu ver quem estava do outro lado da ligação e, logo em seguida, o suposto golpista desligou.

A professora procurou a operadora de telefonia que utiliza para denunciar a ligação suspeita. Um relatório foi feito e seu número foi automaticamente desativado. Ao mesmo tempo, ela apresentou esse relatório à Polícia Civil, onde foi gerado um boletim de ocorrência. Consequentemente, ela entrou em contato com sua agência bancária, que encaminhou o relatório da operadora e o boletim de ocorrência para o Banco Central e com três dias, a professora conseguiu ter seus valores estornados na mesma conta bancária depois do susto que tomou.

Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que os crimes cibernéticos cresceram 300% nos últimos três anos no Brasil. Em 2024, foram registradas mais de 1 milhão de denúncias relacionadas a fraudes virtuais, sendo as chamadas por vídeo um método cada vez mais utilizado pelos golpistas.

Por fim, em conversa com o delegado que registrou a ocorrência, foi mencionado que, provavelmente no momento da ligação suspeita, a biometria facial da professora foi clonada por meio de outro aparelho telefônico.

É importante ressaltar que a biometria facial passou a ser utilizada com mais frequência a partir de 2020, inclusive para assinatura de documentos. Ela é considerada uma das tecnologias mais seguras para identificação de pessoas, pois leva em conta as medidas de vários pontos do rosto.

Essa experiência da professora destaca não apenas os riscos associados às novas tecnologias, mas também a necessidade urgente de educação sobre segurança digital para prevenir futuros casos semelhantes.

Tribuna da Chapada

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo