Piatã: Professores realizam paralisação em cobrança por precatórios e melhores condições de ensino
Na última segunda-feira (17), o Programa Voz da Comunidade da Rádio Rosário FM de Itaberaba abordou a paralisação dos professores da cidade de Piatã, que reivindicaram precatórios e melhores condições de ensino. Os educadores destacaram a urgência de cobrar direitos relacionados aos precatórios do Fundef e denunciaram a falta de investimentos nas escolas municipais. Com faixas, cartazes e discursos reflexivos, muitos profissionais da rede municipal de educação mostraram a realidade caótica do sistema educacional em Piatã.
O programa de rádio aprsentador pelo prof. e radialista, Rodriggo Santana, exibiu a sonora do diretor da APLB de Piatã, o senhor Márcio Novais, que na ocasião falou sobre todo o processo de judialização no que diz respieto aos recursos do FUNDEF que a prefeitura insiste em não pagar de maneira correta aos esducadores do municipio, sempre recorrendo das decisões judiciais. O diretor foi efatico em dizer que caso o prefeito não cumpra o que determina a lei existe sim a possibilidade de uma nova paralisação.
De acordo com um comunicado da APLB Sindicato que a nossa equipe de reportagem do Tribuna da Chapada teve acesso, o município de Piatã recebeu mais de R$ 30 milhões em precatórios do FUNDEF em 2025, mas não pagou a parte que cabe aos professores. A entidade também ressaltou que os recursos não estão sendo utilizados adequadamente na educação.
Durante a paralisação, os educadores dialogaram com a comunidade, convidando pais, estudantes e moradores a se unirem à mobilização. O objetivo é sensibilizar a gestão municipal para regularizar os pagamentos e aumentar os investimentos na infraestrutura das escolas, buscando melhorias significativas para a educação na cidade.
Tribuna da Chapada





